Deusdet Martins
Homenagem à Deusdet
Deusdet do Carmo Martins, psicóloga, foi uma das precursoras do movimento da Luta Antimanicomial em Goiás.
Mulher, mãe, trabalhadora da Rede de saúde mental da capital, colaborou na estruturação de diferentes serviços daqui, entre eles CAPS, Residência terapêutica e os projetos de implantação do PAILI (Programa de atenção integral ao louco infrator) e do Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca.
Deusdet também foi sindicalista na CUT, SINTFESP, SINTSEP em defesa dos trabalhadores e do SUS. Atuou na categoria de psicologia pelo movimento Cuidar, tanto no CRP, quanto no CFP. Inclusive como conselheira responsável pela pesquisa nacional do CREPOP "A participação da Psicologia na luta pela Reforma Psiquiátrica"- berço deste projeto que vos escreve, inclusive.
Foi uma defensora radical da autonomia e diretos dos usuários dos serviços de saúde mental e por uma vida sem manicômios. Foi uma das fundadoras do Fórum Goiano de Saúde Mental e apoiadora por anos da estruturação da AUSSM - Associação de Usuários dos serviços de saúde mental de Goiás.
Unia em si a capacidade de, ao mesmo tempo, atuar de forma comprometida e ética nos movimentos sindical, na categoria psicologia, da luta antimanicomial, além de ser uma técnica sensível e querida pelos usuários dos serviços onde passou. Articulava isso tudo dentro do estado e para fora dele, com outros núcleos. Nos provocando a sair da zona de conforto.
Sua amiga Teca nos deu uma boa definição dela: "ela era muito séria, severa... Às vezes ela era intransigente também... Mas uma doçura de pessoa. Sabia o que precisávamos, o que tínhamos que fazer e vestia a camisa".
Deusdet presente!!!
Arte em papel machê Deusdet do Carmo Martins e Marcus Vinicius de Oliveira